Consulta CNPJ Simples Nacional

A Consulta CNPJ Simples Nacional é relativa á todos que fazem a escolha da opção do Simples Nacional, modalidade escolhida pelas Microempresas e Empresas de pequeno porte (EPP), alguns exemplo de empresas que podem fazer esta opção são as creches pré-escolar e estabelecimentos de ensino fundamental, escolas técnicas, profissionais de artes, cursos técnicos de pilotagem, escolas livres, etc.



Existem algumas restrições que impedem a abertura de uma empresa PJ e elas se encontram no Anexo VI da Resolução CGSN nº. 94 de 2011 no link: 
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm e também no anexo VII da Resolução CGSN nº. 94 de 2011 no link: 
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Resolucao/2011/CGSN/Reso. Qualquer empresa que possui receita de atividade impeditiva também não está apta a optar pelo Simples Nacional, ainda que previsto no contrato social.

Para fazer a consulta CNPJ Simples Nacional acesse o link:
http://www8.receita.fazenda.gov.br/SIMPLESNACIONAL/aplicacoes.aspx?id=21 e digite o CNPJ da empresa optante e os caracteres da imagem que aparece ao lado e depois em consultar.


Consulta CNPJ Simples - Posso efetuar em qualquer tempo?


Caso você escolha, e tenha condições de efetuar, o Simples Nacional somente pode criar a sua empresa a partir de janeiro até o seu último dia útil, pode também o contribuinte se antecipar e fazer o agendamento desta opção, caso a opção pelo Simples Nacional seja feita em outro mês, diferente de janeiro, a ME ou EPP terá o prazo de até 30 dias para efetuar a opção pelo Simples, mas isso apenas se não tiverem passados 180 dias da inscrição do CNPJ. 

Caso a PJ correspondente solicite o cancelamento da abertura do Simples Nacional, isso somente pode ser feito após no ano subseqüente, mas caso o pedido ainda estiver em análise é possível fazer o cancelamento, com exceção das empresas que estiverem em início de atividade, outro ponto importante é que todas as empresa que optarem pelo Simples Nacional devem ter Inscrição estadual e/ou municipal, bem como o CNPJ.

Consulta CNPJ Simples e a declaração anual


As Micro e Empresas de Pequeno Porte devem entregar a declaração anual do Simples Nacional, isso se dá a partir do ano de 2007 a 2011, também devem entregar a DASN as empresas que não constam como optantes em algum período do ano calendário. A declaração anual é necessária e caso não seja feita o empresário, optante pelo Simples, pode ter prejuízos, afinal serão cobradas multas e até mesmo a impossibilidade de utilizar a empresa, por este motivo é muito importante que tenha todas as informações em mãos, antes de iniciar o processo de cadastramento da Empresa no Simples Nacional, isso pode evitar uma série de problemas desagradáveis.

Consulta CNPJ Simples e a últimas considerações


O Simples Nacional é uma opção muito procurada pelas empresas em virtude dos baixos impostos que são cobrados para as empresas que possuem esta modalidade, porém não são todas as empresas que podem escolher, para as Micro empresas (ME) e as Empresas de pequeno porte (EPP) esta é uma excelente opção, mas devem ficar atentas, caso possuam algum problema referente a Lei Complementar número 123 de 14/12/2006. Estando tudo em ordem a empresa pode e deve optar pelo simples, isso resulta em economia para os negócios e automaticamente mais dinheiro no boldo do empresário, no final das contas a diferença é muito grande e por este motivo esta é uma excelente opção.

0 comentários:

Postar um comentário