Certidão negativa CNPJ

By
A conectividade contemporânea é gigantesca, sendo que pessoas do outro lado do planeta podem ter acesso a cidadãos brasileiros, seja para relações pessoais ou até mesmo empresariais.

Com isso, a confiança é algo muito importante, que infelizmente tem-se perdido, muito pelo fato da defasagem de contatos pessoais, do famoso "olho no olho".

Nessa questão, algo que pode ajudar muito, é a Certidão negativa CNPJ, que comprova que um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) não possui dívidas, ou seja, está dentro das leis fiscais brasileiras.

Não tenha vergonha de consultar a certidão negativa de clientes e empregadores, pois assim é possível saber com que tipo de pessoa estará negociando.

Leia também:

O que é Certidão Negativa

A Certidão negativa CNPJ é um atestado, emitido pela Receita Federal, de que o cidadão em questão não possui débitos em aberto (que estejam em atraso) e está dentro das leis fiscais brasileiras, ou seja, a declaração de imposto de renda está correta e as dívidas todas quitadas.

Muitos empresários disponibilizam a Certidão negativa CNPJ em seus sites ou até mesmo enviam para os clientes no momento das negociações, tendo em vista que algo que aumenta, e muito, o nível de confiança. Muitos empresários também exigem essa certidão de seus clientes, atestando assim uma condição de bom pagador.

Certidão Negativa CNPJ

Para emitir a Certidão negativa CNPJ é muito simples. O site oficial da Receita Federal é muito completo, apresentando funções como a emissão da certidão de matrícula e situação cadastral do CNPJ.

Neste mesmo site é possível fazer a solicitação da certidão negativa, bastando acessar a aba correspondente ou clicar aqui.

Certidão negativa CNPJ

 Basta preencher o número do CNPJ e preencher uma caixa de segurança com caracteres expostos. Caso tenha dificuldade de visão, também é possível ouvir os caracteres e digitá-los no campo indicado. O processo pode ser feito quantas vezes for necessário.

A certidão negativa leva em conta apenas os últimos 180 dias, ou seja, não é um histórico completo da vida fiscal do CNPJ em questão. Isso segue padrões nacionais, muito semelhantes ao do SPC e Serasa, sendo que estes últimos levam muito mais tempo para fazer a atualização. Qualquer pessoa pode fazer a consulta, ou seja, tendo o CNPJ da empresa prestadora ou fornecedora de serviços, é possível fazer uma consulta gratuita.

Caso sua situação cadastral apresente algo irregular e você não saiba do que se trata, entre o mais rápido possível em contato com a Receita Federal para fazer uma atualização cadastral e prestar as devidas explicações.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.