Com isso, a confiança é algo muito importante, que infelizmente tem-se perdido, muito pelo fato da defasagem de contatos pessoais, do famoso "olho no olho".
Nessa questão, algo que pode ajudar muito, é a Certidão negativa CNPJ, que comprova que um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) não possui dívidas, ou seja, está dentro das leis fiscais brasileiras.
Nessa questão, algo que pode ajudar muito, é a Certidão negativa CNPJ, que comprova que um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) não possui dívidas, ou seja, está dentro das leis fiscais brasileiras.
Não tenha vergonha de consultar a certidão negativa de clientes e empregadores, pois assim é possível saber com que tipo de pessoa estará negociando.
Leia também:
O que é Certidão Negativa
A Certidão negativa CNPJ é um atestado, emitido pela Receita Federal, de que o cidadão em questão não possui débitos em aberto (que estejam em atraso) e está dentro das leis fiscais brasileiras, ou seja, a declaração de imposto de renda está correta e as dívidas todas quitadas.
Muitos empresários disponibilizam a Certidão negativa CNPJ em seus sites ou até mesmo enviam para os clientes no momento das negociações, tendo em vista que algo que aumenta, e muito, o nível de confiança. Muitos empresários também exigem essa certidão de seus clientes, atestando assim uma condição de bom pagador.
Certidão Negativa CNPJ
Para emitir a Certidão negativa CNPJ é muito simples. O site oficial da Receita Federal é muito completo, apresentando funções como a emissão da certidão de matrícula e situação cadastral do CNPJ.
Neste mesmo site é possível fazer a solicitação da certidão negativa, bastando acessar a aba correspondente ou clicar aqui.
Basta preencher o número do CNPJ e preencher uma caixa de segurança com caracteres expostos. Caso tenha dificuldade de visão, também é possível ouvir os caracteres e digitá-los no campo indicado. O processo pode ser feito quantas vezes for necessário.
A certidão negativa leva em conta apenas os últimos 180 dias, ou seja, não é um histórico completo da vida fiscal do CNPJ em questão. Isso segue padrões nacionais, muito semelhantes ao do SPC e Serasa, sendo que estes últimos levam muito mais tempo para fazer a atualização.
Qualquer pessoa pode fazer a consulta, ou seja, tendo o CNPJ da empresa prestadora ou fornecedora de serviços, é possível fazer uma consulta gratuita.
Caso sua situação cadastral apresente algo irregular e você não saiba do que se trata, entre o mais rápido possível em contato com a Receita Federal para fazer uma atualização cadastral e prestar as devidas explicações.
0 comentários:
Postar um comentário