2 Via CNPJ

By
O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, utilizado por todos os empresários do Brasil, tendo em vista que só podem abrir empresas, contratar funcionários e homologar processos os brasileiros portadores do registro. 

O funcionamento é muito semelhante ao do CPF, apenas fazendo uma catalogação exclusiva para aqueles que trabalham como empreendedores, ou seja, necessitam de suporte jurídico em diversas etapas do desenvolvimento de suas profissões. 


É impossível contratar funcionários sem ter um CNPJ, obviamente com algumas exceções, como no caso dos empregados domésticos. Para abrir uma empresa, o primeiro passo é fazer a solicitação do CNPJ, algo que pode demorar.

Veja também:

Como tirar CNPJ

Para fazer a solicitação do CNPJ é preciso estar criando uma empresa, ou seja, ter um contrato social, em que todos os detalhes são descritos. No contrato social todos os envolvidos na empresa, ou seja, responsáveis por determinados setores, devem estar de acordo com a distribuição das ações e funções.

Com esse contrato social em mãos, devidamente homologado e contendo assinatura de todos os sócios e testemunhas, o cidadão pode fazer a requisição do CNPJ. Geralmente o processo demora um pouco, tendo em vista que no Brasil leva-se cerca de 3 meses para que uma empresa esteja em pleno funcionamento, levando em conta os requisitos legais.  

Após a finalização do processo, um documento semelhante ao CPF é entregue para o cidadão, que passa a ser pessoa jurídica. Nos bancos, por exemplo, existem áreas de atendimento exclusivo para pessoas jurídicas, tendo em vista que um profissional especialista na área estará fazendo o atendimento.

Tirar 2 via CNPJ

Para pedir a 2 Via CNPJ basta seguir até uma agência da Receita Federal. É necessário portar documentos de identificação pessoal, bem como é interessante levar uma cópia do comprovante de inscrição e situação cadastral. Um documento de requisição terá de ser feito. Um comprovante de requisição é impresso e entregue para o cidadão, que deverá retornar para retirar após o prazo. 

Em alguns casos a 2 Via CNPJ é entregue no endereço cadastral. É importante questionar o atendente para ter em detalhes essa informação, que normalmente alterna entre as diversas regiões do Brasil. Para emitir o comprovante de inscrição e situação cadastral é necessário acessar o site da Receita 

Federal e clicar na aba correspondente (ou clique AQUI). Será necessário saber e preencher o CNPJ, bem como lacunas de segurança que servem para comprovar que trata-se mesmo de uma pessoa tentando fazer o acesso.

2 Via CNPJ é válida assim mesmo como a primeira, não altera o seu efeito para comprovações futuras.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.