Coleta Web, o que é e para que serve

By
A Coleta Web é uma importante ferramenta para empreendedores do país. No artigo de hoje iremos destacar os principais pontos do Coleta Web.

O que é

 O Coleta Web é um serviço oferecido pela Receita Federal, focada em empreendedores que desejam ficar em dia com as obrigações legais.Atuando de forma integrada com as juntas comerciais de cada estado, assim como as prefeituras municipais, o Coleta Web está disponível para empreendedores que estão formalizados, ou seja, quem possui um CNPJ.

Neste aplicativo, diversos serviços estão disponíveis de forma online, visando a agilidade e desburocratização para que a empresa fique em dia com seus deveres.

 Para que serve a Coleta Web

 O Coleta Web surgiu em novembro de 2014, substituindo os aplicativos Programa Gerador de Documentos e o Receita net. Até essa data, o empresário que desejasse formalizar sua empresa, com um CNPJ, precisava utilizar os dois aplicativos.
Um para preencher os dados requeridos das solicitações, como uma abertura, por exemplo (Programa Gerador de Documentos) e outro apenas para enviar essas informações para a Receita Federal (Receita net).Era necessário que se fizesse o download desses aplicativos, para rodarem localmente na máquina do usuário. Mesmo sendo fornecidos de maneira gratuita, era uma complicação que podia ser resolvida.

Visando unificar os dois serviços em apenas um local, a Receita Federal estruturou isso no Coleta Web, que também é conhecido como Coleta Online do CNPJ.  Agora já de forma online, o sistema recebe as solicitações do usuário em um ambiente seguro e que pode ser acessado de qualquer máquina, mediante o certificado digital da empresa ou do contador.

Dessa maneira, não se fica mais “refém” de apenas uma máquina, pois as informações estão salvas na nuvem e basta acessar o portal para que elas sejam recuperadas para seguir em adiante com o processo.Com o conceito definido, podemos partir para as funções do Coleta Web.

Neste sistema, é possível solicitar não apenas a abertura de um CNPJ. Alterações e baixas também estão presentes. Com a unificação dos sistemas, a Receita Federal também desenvolveu maneiras de se agilizar a abertura de empresas no sistema. Tudo de forma prática e rápida, o requerente poderá verificar a consulta de viabilidade de local do negócio. A consulta de viabilidade de local é o processo no qual se fazem pesquisas para saber se a atividade pretendida para a empresa é permitida no local.



Quando a empresa é considerada de baixo risco, o restante do processo é ainda mais rápido. A licença de operação nesses casos é emitida automaticamente. Caso seja uma atividade com risco maior, o restante dos documentos também poderão ser solicitados neste ambiente.

Falando sobre as outras licenças, o status de emissão delas também pode ser acompanhado pelo sistema. Entre as licenças presentes no sistema estão: Alvará dos bombeiros, licenciamento ambiental (se a atividade exigir) e licença sanitária (depende da atividade também). Com todas as licenças em ordem, a empresa então consegue a emissão de seu alvará de funcionamento, emitido pela prefeitura. Tudo diretamente pelo Coleta Web. As alterações da empresa também são feitas neste sistema. Semelhante a abertura, com as mesmas exigências, as alterações são bem mais rápidas no Coleta Web.

Uma outra parte, que até anos atrás era muito mais burocrática, é a baixa da empresa. Pelo Coleta Web a baixa poderá ser transmitida e os órgãos responderão em poucos dias a solicitação.Se tudo estiver em ordem, a baixa pode ser concluída em poucos dias

Como usar a Coleta Web

Para acessar o Coleta Web, o primeiro passo é fazer o cadastro no portal do Brasil Cidadão. Dessa forma, é possível acessar o sistema sem o uso de um certificado digital.Caso a empresa já possua o certificado digital, o processo é mais simples ainda, bastando ir até o portal do Coleta Web e selecioná-lo para ter acesso aos serviços. Abaixo, iremos fazer um passo a passo de como usar o Coleta Web.
  • Vá até o site da Receita Federal.
  • Encontre o link para o aplicativo do Coleta Web e acesse o portal.
  • Através do cadastro no Portal Cidadão, acesse o portal Coleta Web
Já dentro do portal, basta selecionar a opção desejada para prosseguir. Preencha sempre com todas as informações obrigatórias corretamente, para evitar qualquer tipo de problema na solicitação.

Lembrando que agora é tudo online, não sendo mais necessário a instalação de nenhum aplicativo para se fazer a transmissão das solicitações.

Como fazer a consulta Coleta Web 

Para se consultar uma solicitação dentro do Coleta Web é muito simples. Ao fazer uma solicitação, no final da operação será disponibilizado um número de controle. Este número de controle poderá ser impresso para situações como esta, onde é necessária a consulta do processo.

Aproveite e saiba mais:
Com o número de controle em mãos, basta acessar este link na página da Receita Federal. Nele, será necessário entrar no Coleta Web, para informar o código de controle.Após informado, o sistema apresentará o status da solicitação. Caso tenha alguma exigência para adequação, também será apresentado nesta etapa.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.